PMI-RIO NO TERCEIRO SETOR
O Grupo PMI-Rio no Terceiro Setor tem como missão promover atividades que possam contribuir para o desenvolvimento das melhores práticas no gerenciamento de projetos no Terceiro setor.
A idéia de criação do Grupo nasceu durante reuniões de voluntários da seção regional do PMI (Project Management Institute) no Rio de Janeiro. Muitos tínhamos vontade de ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil, nos sentindo úteis e valorizados. Por sermos profissionais em gerenciamento de projetos, vislumbramos que a melhor forma seria ajudar as Organizações do Terceiro Setor a executarem com mais eficiência e eficácia seus projetos, contribuindo para que os investimentos nesse Setor transformassem efetivamente a condição de vida das pessoas.
Se você faz parte de uma Organização do Terceiro Setor e gostaria de conhecer mais sobre gerenciamento de projetos, ou então, se você gostaria de participar como voluntário desse Grupo, ou ainda, se a sua empresa pode ser parceira nessa iniciativa, faça contato conosco.
1 - O que é o PMI?
O PMI - Project Management Institute - é hoje a organização líder em Gerenciamento de Projetos em todo o mundo, tendo ultrapassado a marca de 220.000 associados. Criado nos EUA (Pensilvânia) em 1969, é uma instituição sem fins lucrativos dedicada ao avanço do estado-da-arte em gerenciamento de projetos e seu principal compromisso é "promover o profissionalismo e a ética em gestão de projetos". Atualmente, o PMI está representado no Brasil pelas seguintes seções regionais (Chapters): São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo e Amazonas.
2 - Quando o Grupo iniciou suas atividades e quem são seus componentes?
A primeira reunião dos voluntários do Grupo foi no dia 26 de agosto de 2003. Temos atualmente mais de 200 membros, a maioria deles profissionais da área de gerenciamento de projetos. Desses, vários residem fora do Rio de Janeiro e, embora à distância, estão fazendo questão de participar dos trabalhos.
3 - Como as Organizações do Terceiro Setor podem receber informações sobre os eventos e projetos realizados pelo Grupo?
Acessando o site www.pmirio.org.br.
4 - Quais as organizações que já foram direta ou indiretamente beneficiadas pelo trabalho do Grupo, com representantes nas turmas de capacitação?
Instituto Lecca, Oficina do Parque, Aldeia da Criança Alegre, CDI, HAPS, Sonoleve, CEDAPS, IAPV, Renascer, Ondazul, Altosustentavel, Asplande, Roda Viva, RITS, Bandeirante, Campo, Riovoluntário, Asico, Casa da Cultura, Verdes, Tecnoarte, Viva-RJ, Dando Bola pra Vida, Pela Vidda, SME, Aqualung, Fase, Cepia, ACEBS, Ballet Santa Teresa, People´s Palalace Projects, Projeto Incubadora Cultural - UCAM-RJ, Casa Maria de Magdala, Instituto Terrazul, BEMFAM Bem Estar Familiar no Brasil, Sociedade Brasileira para a Solidariedade - SBS, Instituto Jacob do Bandolim, Rede Social da Música, Casa de Luciá, Solar Meninos de Luz, OSCIP Movimento Coragem Pra Mudar, ADEFAR - Associação dos Deficientes Físicos e Amigos de Angra dos Reis, ACAP - Associação Comunitária Amor ao Próximo, PAC - Pró-Apoio Comunitário, Consciência, Liberdade, Atitude e Movimento - CLAM, BEMFAM CEDESS, Instituto Muito Especial OSCIP, ONG Mundo da Lama, Grupo Luz do Sol, Movimentos em Rede, Linha Amarela S/A (Departamento de Desenvolvimento Socioambiental), Fundação Mokiti Okada, Centro de Assessoria ao Movimento Popular - Campo, Instituto Sócio Ambiental Invepar, Junta de Missões Nacionais, OSCIP Acquavitae, Associação por um Brasil Responsável, APPIA, CENTRAL DE OPORTUNIDADES, SER Alzira de Aleluia, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Ilha do Governador, Núcleo de Estudos Ambientais - NESSA, Associação Pró Matre, Instituto Marquês de Salamanca, ONG Cultural Oito Deitado, Associação Mão na Bola, Instituto Cul
|