Da Teoria à Prática
Por Adriana Passos de Moraes Sarmento, PMP
Empresa Oceaneering International, Inc.
Houston, Texas (EUA)
Destacar-se no mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige tempo, dedicação e aperfeiçoamento contínuo, especialmente em áreas técnicas que demandam conhecimentos específicos e atualizados. A dinâmica corporativa muda a passos largos e para acompanhar e atender às suas necessidades é preciso que o profissional tenha vontade, perseverança, foco e visão de futuro. Comigo não foi diferente.
Há 13 anos me encantei pela Engenharia de Produção e vi nela a porta para uma carreira promissora. Levei cada experiência a sério: primeiro como estagiária da empresa Engenharia de Produtos Subsea. Lá eu era responsável pela otimização de processos, análise de caminho crítico, cronogramas e logística de materiais; depois, eis que surge mais um grande desafio: a promoção. Assumi a Coordenação de Contratos e tive a oportunidade de trabalhar junto à gerência de Projetos, o que me ajudou a entender cada etapa de todo o processo.
Compreender a mecânica da padronização de atividades de gerenciamento, organização, avaliação de riscos e implantação de um Master Schedule - onde é realizada a avaliação de recursos e caminhos críticos - foram lições apreendidas em diversas fases e que marcaram minha trajetória.
Porém, somente quando obtive a chance de gerenciar meu próprio projeto percebi o quanto seria valioso agregar a metodologia e técnicas discutidas no PMBOK®. Fui apresentada a essas técnicas através do gerente global da empresa, que naquela época tinha um objetivo ousado: uniformizar tais métodos e processos, dando origem ao "Uniform PM", baseado nos mesmos conceitos do PMBOK®.
Os resultados surgiram e todos os empregados, fornecedores e clientes abraçaram a nova forma de gerenciamento. Isso
|